No futuro toda a construção pode ser assim

O LiderA, acrónimo de Liderar pelo Ambiente para a construção sustentável, é a designação de um sistema  voluntário Português que tem em vista  efectuar de forma eficiente e integrada de apoio,  avaliação e certificação do ambiente construído que procure a sustentabilidade.


O sistema através dos seus princípios e critérios, permite apoiar o desenvolvimento de projectos que procurem a sustentabilidade e certificar a procura de sustentabilidade de produtos no ambiente construído (edifícios, zonas urbanas, empreendimentos, materiais e produtos) desde a fase de projecto, construção até operação.


Se pretender receber informação sobre as actividades do LiderA, através da newsletter, por favor insira o seu e-mail na caixa ao lado.


LiderA desde 2005 a contribuir para a sustentabilidade

Desde a sua criação em 2005, o sistema LiderA tem em Portugal mais de um milhar de fogos certificados na procura da sustentabilidade, mais de seis  milhares de camas turísticas, bem como múltiplos projectos na área do comercio e outros serviços. 
 





No âmbito de formação e contribuição das competências o LiderA dispõe de mais de quatro centenas de projectistas/assessores que já efectuaram a formação e exame inicial do LiderA. Como instrumento de aplicação foi já utilizado em duas teses de doutoramento, dezenas de teses de mestrado e mais de uma centena de projectos académicos.


O Sistema LiderA:

O sistema foi desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, Doutorado em Engenharia do Ambiente com a tese sobre Sistemas de gestão ambiental para construção sustentável, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico e  fundador da IPA - Inovação e Projectos em Ambiente.

O sistema resulta dos trabalhos de investigação, consultoria e projectos sobre sustentabilidade na construção e ambientes construídos, efectuados desde 2000, que levaram à publicação em 2005 da primeira versão e em 2007 às primeiras certificações.

O sistema destina-se (1) a apoiar o desenvolvimento de planos e projectos que procurem a sustentabilidade, (2) avaliar e posicionar o seu desempenho na fase de concepção, obra e operação, quanto à procura da sustentabilidade, (3) suportar a gestão na fase de construção e operação, (4) atribuir a certificação por marca registada, através de verificação por uma avaliação independente e (5) servir como instrumento de mercado distintivo para os empreendimentos e clientes que valorizem a sustentabilidade.

LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade é uma marca registada nacional, consistindo num sistema de avaliação da construção de níveis de desempenho ambiental numa óptica de sustentabilidade, que se comparam com diferentes valores de desempenho (A a E), os quais devem ser melhores que as práticas existentes (E).

Se o desempenho comprovado pela verificação do LiderA atingir uma avaliação final da sustentabilidade das classes C, B, A, A+ ou A++, são certificáveis como bom nível de sustentabilidade o edificado ou os ambientes construídos.

Publicações e outras actividades

O LiderA tem vindo a efectuar desde 2005 um conjunto de publicações orientativas de suporte na procura da sustentabilidade, artigos de opinião, participações em seminários, cursos e organiza anualmente um congresso desde 2009.


Principais publicações disponibilizadas

Como introdução à abordagem é de referir o livro sobre Ambiente e Construção Sustentável (2, 3 MB), publicado em 2006 pela Agência Portuguesa do Ambiente,  da autoria do responsável do sistema LiderA, Manuel Duarte Pinheiro, que apresenta as abordagens, estratégias e critérios ambientais a considerar na procura da criação de um ambiente construído saudável, baseado nos princípios ecológicos.

Este Livro introduz os princípios da construção sustentável, com especial destaque para o edificado, onde se sugere um conjunto de critérios ambientais a considerar na procura da sustentabilidade na construção, incluindo a introdução ao sistema LiderA.









Estão disponíveis uma apresentação sumária do sistema LiderA (4 páginas) e uma apresentação detalhada que apresenta o sistema e os respectivos critérios (48 páginas), bem como outros documentos do sistema (ver).


A actual versão do sistema LiderA (2.0) permite ser aplicada a diferentes escalas, desde o fogo/edifício aos espaços exteriores, foi apresentada no Congresso LiderA 09, em 28 de Maio de 2009, estando disponível uma sua explicação geral (ver).


Congressos já realizados em 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009


Congresso LiderA 2013

Realizou-se nos dias 28 de Maio em Lisboa no IST o Congresso LiderA 2013 sobre Acupuntura Urbana Sustentável, veja o programa e apresentações do congresso na página do congresso carregando na imagem a baixo.



Congresso LiderA 2012

Realizou-se nos dias 18 a 19 de Junho em Lisboa no IST o Congresso LiderA 2012 sobre Ecobairros e Comunidades sustentáveis, veja o programa e apresentações do congresso na página do congresso carregando na imagem a baixo.


Congresso LiderA 2011

Realizou-se nos dias 25 a 26 de Maio em Lisboa no IST o Congresso LiderA 2011 sobre Produtos e Serviços Sustentáveis na Construção, veja o programa e apresentações do congresso na página do congresso carregando na imagem em baixo.



Ver página do Congresso (link).


Congresso  2010

Realizou-se nos dias 18 a 20 de Maio  o Congresso LiderA 2010 - Como criar valor com a sustentabilidade, veja o programa e apresentações carregando na imagem em baixo.



Como o patrocínio de:



Congresso LiderA 2009

Congresso LiderA 09, realizou-se nos dias 27 e 28 de Maio de 2009 no IST, subordinado ao tema as "Oportunidades da Construção Sustentável" estão também disponiveis as apresentações efectuadas no Congresso (ver).


Newsletter
Notícias

Destino Sustentáveis Setúbal

Vai decorrer no dia 5 de Novembro a sessão de apresentação do projeto Setúbal um destino sustentável.

Tese de mestrado que utiliza uma aplicação do LiderA na Alta de Lisboa ganha prémio André Jordan

A tese de mestrado em Engenharia do Ambiente com o título Sustainable and low cost real estate development Application of an EMS to Net 17, Alta de Lisboa – LiderA,  elaborada por Carlota Dias sob a orientação do Professor Manuel Duarte Pinheiro do DECivil recebeu o prémio ANDRE JORDAN Edição 2014 - Investigação em Economia do Imobiliário - na categoria Teses de Mestrado.

Novo Curso LiderA

Decorreu no Técnico (Fundec), em Lisboa, nos dias 27 e 28 de  Março de 2014, o novo Curso do Sistema LiderA sobre sustentabilidade em ambientes construídos que permite a Acreditação de Assessores, já com a nova versão do sistema LiderA.

Congresso LiderA 2013

Realizou-se no dia 28 de Maio de 2013 no Complexo interdisciplinar do IST o Congresso LiderA 2013, tendo tido este ano como tema as abordagens de acupunctura sustentável aplicadas nomeadamente à regeneração urbana e ao turismo sustentável.

Pode ver na página do congresso o programa e as apresentações do Congresso LiderA 2013

Melhor desempenho ambiental, mais clientes

Está em actualização a nova versão da norma LiderA com uma aposta forte na operacionalização e na promoção da visibilidade da sustentabilidade no mercado.

Introdução à passive house

Realizou-se nos dia 21 de Março de 2013 entre as 14h e as 17h  no IST uma sessão aberta de introdução à norma Passive House.

Parceria com a ICP

O LiderA e a IPA efectuaram a uma parceria com a ICP - International Consultancy Portugal tendo em vista promover a colaboração na área da formação em sustentabilidade pelo LiderA e protocolo com a ICP destinada a organizações e empresas dos PALOPs.

Congresso LiderA 2012

O Congresso LiderA 2012 sobre Ecobairros e comunidades sustentáveis teve lugar nos dias 18 e 19 de Junho no Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico em Lisboa.


5 de Junho em Coimbra seminário

No dia mundial de ambiente, dia 5 de Junho em Coimbra realizou-se o seminário sobre regeneração urbana sustentável - Desafios e oportunidades para a Região Centro. Seminário organizado em parceria entre o LiderA / IST e a Universidade de Coimbra. O seminário foi gratuito para assessores do LiderA, Alunos e Docentes do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Coimbra.


Iniciativas LiderA previstas os próximos meses

O LiderA realiza no dia 22 de Maio de 2012 um curso (flash) Reabilitação Sustentável Low Cost pelo LiderA. Mais informações e outras atividades são apresentadas sumariamente em baixo.

Congresso LiderA 2011

Estão disponiveis as conclusões e apresentações do Congresso LiderA 2011 que se realizou nos dias 25 e 26 de Maio em Lisboa no IST e teve como tema os produtos e serviços sustentáveis para os ambientes construídos.

Congresso LiderA 2010 - Criar valor com a sustentabilidade

Realizou-se nos dias 18 a 20 de Maio de 2010, no centro de congressos do IST, o Congresso LiderA 2010 subordinando à lógica criar valor com a sustentabilidade.

Imóveis com certificação LiderA vão ter 50% de redução do IMI em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou no dia 12 de Novembro de 2010, a redução do IMI em 50% para imóveis que sejam certificados pelo Sistema LiderA ou pelo sistema de certificação energética com a classe A+.

Congresso LiderA 09

Estão disponíveis as apresentações efectuadas no Congresso do Sistema LiderA 09 subordinado ao tema "Oportunidades para a construção sustentável" realizado dias 27 e 28 de Maio de 2009 no IST.