Notícias

7.5.2012 - 5 de Junho em Coimbra seminário


Reflectir sobre a regeneração urbana no dia mundial do ambiente


A regeneração urbana ocupa um papel fundamental no planeamento e na gestão urbanística e o sector da construção e da promoção imobiliária tem vindo a acompanhar essa tendência. Um dos desafios que se colocam atualmente à atividade deste sector é a promoção da construção sustentável a custos aceitáveis para o promotor e para os utentes. Outro aspeto fundamental é que a sustentabilidade se deve estender cada vez mais aos conjuntos edificados e consequentemente à qualificação do espaço público e à criação de condições para a mobilidade sustentável.

Nesse sentido é fundamental considerar quatro níveis de abordagem deste tema: em primeiro lugar a necessidade e possibilidades do mercado; em segundo lugar a definição de soluções para o bom desempenho a avaliação do desempenho, nomeadamente em termos de Ciclo de Vida; em terceiro lugar a importância do ‘payback’ e da definição dos custos inerentes ao estabelecimento de soluções otimizadas; e finalmente a importância de considerar o envolvimento das comunidades, nomeadamente dos vários agentes incluindo os proprietários.

O seminário
Neste contexto o seminário abordou: as orientações existentes na regeneração (abertura), os desafios da sustentabilidade e regeneração (sessão 1), a regeneração urbana sustentável - dos paradigmas à promoção e projeto (sessão 2) e os casos de reabilitação urbana na região Centro (sessão 3), terminando com o debate.

Local:  Universidade de Coimbra, DEC, Auditório Laginha Serafim - DEC

Consulte o folheto:

http://www.lidera.info/resources/folhetoCoimbra_final1.pdf

O seminário foi gratuito para assessores do LiderA, Alunos e Docentes do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Coimbra mas obrigou a inscrição.

A organização

Prof. Anabela Ribeiro (DEC / Universidade de Coimbra) e Prof. Manuel Duarte Pinheiro (DECivil/IST e Responsável do Sistema LiderA).

Apoio

DEC / Universidade de Coimbra

Sanitana

<< notícias