Notícias

9.2.2012 - Iniciativas LiderA previstas os próximos meses


Curso (flash de 1 dia) sobre Reabilitação Sustentável Low Cost pelo LiderA
Coordenação: Prof. Manuel Duarte Pinheiro (IST)
Data: 22 de Maio de 2012
Horário: 09h00 - 18h00
Custo: 150 Euros + IVA
Local: IST, Fundec, Lisboa
Folheto disponível: Ver
http://www.lidera.info/resources/Reabilitacao_22 maio_2012.pdf

Mais informações sobre os cursos pode ser obtidas no FUNDEC / IST: Tel:21 841 80 42;  Fax: 21 841 81 93 ou email: fundec@civil.ist.utl.pt ou para o email: geral@lidera.info ou Tel: 21 465 84 50.


Principais actividades previstas em Junho:

5 de Junho em Coimbra seminário sobre regeneração urbana sustentável - Desafios e oportunidades para a Região Centro

Seminário organizado em parceria entre LiderA / IST e a Universidade de Coimbra.
Universidade de Coimbra, DEC, Auditório Laginha Serafim - DEC

A regeneração urbana ocupa um papel fundamental no planeamento e na gestão urbanística e o sector da construção e da promoção imobiliária tem vindo a acompanhar essa tendência. Um dos desafios que se colocam atualmente à atividade deste sector é a promoção da construção sustentável a custos aceitáveis para o promotor e para os utentes. Outro aspeto fundamental é que a sustentabilidade se deve estender cada vez mais aos conjuntos edificados e consequentemente à qualificação do espaço público e à criação de condições para a mobilidade sustentável.

Nesse sentido é fundamental considerar quatro níveis de abordagem deste tema: em primeiro lugar a necessidade e possibilidades do mercado; em segundo lugar a definição de soluções para o bom desempenho a avaliação do desempenho, nomeadamente em termos de Ciclo de Vida; em terceiro lugar a importância do ‘payback’ e da definição dos custos inerentes ao estabelecimento de soluções otimizadas; e finalmente a importância de considerar o envolvimento das comunidades, nomeadamente dos vários agentes incluindo os proprietários.

Neste contexto o seminário vai abordar: as orientações existentes na regeneração (abertura), os desafios da sustentabilidade e regeneração (sessão 1), a regeneração urbana sustentável - dos paradigmas à promoção e projeto (sessão 2) e os casos de reabilitação urbana na região Centro (sessão 3), terminando com o debate.

Consulte o folheto e inscreva-se.
http://www.uc.pt/fctuc/dec/destaques_viewer/++newsitems++245685985-seminarioregeneracaourbanasustentavel5junho2012

Qualquer dúvida ou questão, contate-nos através do e-mail geral@lidera.info ou para seminarioDEC.IST2012@gmail.com.


Congresso LiderA 2012 em 18 e 19 de Junho em Lisboa (Centro do Complexo Interdisciplinar do IST, Lisboa)

O LiderA organiza no próximo mês de Junho no dia 18 e 19 de Junho o Congresso LiderA 2012 subordinado ao tema ecobairros e comunidades sustentáveis, onde serão efetuadas apresentações, abordagens e soluções inovadoras para ajudar as zonas urbanas a evoluir sustentavelmente.

Programa a ser divulgado em breve.



<< notícias