Notícias

6.10.2014 - Tese de mestrado que utiliza uma aplicação do LiderA na Alta de Lisboa ganha prémio André Jordan

A tese de mestrado em Engenharia do Ambiente, com o título Sustainable and low cost real estate development Application of an EMS to Net 17, Alta de Lisboa – LiderA, defendida em 2013 no IST e elaborada por Carlota Dias sob a orientação dos Professor Manuel Duarte Pinheiro do DECivil recebeu o prémio ANDRE JORDAN Edição 2014 - Investigação em Economia do Imobiliário - na categoria Teses de Mestrado.

O principal objectivo desta dissertação foi mostrar que, apesar da crença geral de que ‘sustentabilidade’ representa um custo adicional à construção, e um elemento que se opõe ao bom desempenho da actividade de promoção imobiliária, é na verdade possível fazê-la parte integrante dum projecto se for precocemente aplicada nas primeiras fases do ciclo de promoção imobiliária.

Este objectivo foi subdividido em várias metas: desenvolver a hipótese de promoção imobiliária de baixo custo usando a Malha 17 na Alta de Lisboa como modelo, construindo o pior cenário correspondendo ao cenário base e à prática usual da construção em Portugal, estudar vários cenários de construção diferentes para melhorar o seu desempenho e, finalmente, filtrá-los sob o critério do investimento limite (fronteira ‘baixo custo’: WTP (Willingness To Pay) e o valor atualizado líquido, balançando a decisão com os potenciais benefícios e externalidades.  

A análise final mostrou 14 medidas que podem ser tomadas para melhorar o desempenho do edifício em 16% com um custo incremental reduzido. De entre os vários cenários construtivos estudados pode-se enumerar: “paredes trombe”, fachadas ventiladas, fachadas verdes, ETICS, telhados verdes, equipamento sanitário eficiente, reservatório da água das chuvas, leito vertical subsuperficial com macrófitas para o tratamento da água cinzenta, gestão de resíduos, aquecimento térmico para AQS, mini turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos, iluminação eficiente e electrodomésticos, implementação de sistemas de gestão ambiental, melhoria do sistema de segurança e monitorização, maior transparência e gestão pro-activa.

O Prémio André Jordan traz para o debate os principais desafios do setor: investimento, sustentabilidade, tendências sociais, envelhecimento, reabilitação, financiamento, turismo. Fá-lo premiando os melhores trabalhos de investigação sobre imobiliário, designadamente Doutoramentos e Mestrados, pelas principais universidades portuguesas.

<< notícias