Documentação

 

O sistema LiderA, sua abordagem e aplicação tem vindo a ser objecto de publicações e apresentações sendo de referir um livro sobre Ambiente e Construção Sustentável (2006), cerca de uma dezena de teses, sendo uma tese de Doutoramento do Autor sobre Sistemas de Gestão Ambiental da Construção Sustentável (2008) e as restantes de mestrado sobre as abordagens de construção sustentável e o sistema LiderA, nove publicações internacionais, mais de uma dezena a nível nacional, mais de vinte cursos de formação para pós graduados e várias dezenas de intervenções em seminários e congressos sobre construção sustentável e o sistema LiderA.


Abordagem, vertentes, áreas e critérios do LiderA:

Para compreender a abordagem do LiderA é de destacar os seguintes dois documentos:

- Explicação sumária da abordagem do sistema LiderA da versão actual. Ver documento de quatro páginas: Descarregar o documento com 2 Mb.

- Explicação das vertentes, áreas e critérios do sistema LiderA da versão actual. Ver documento de quarenta e oito páginas: Descarregar o documento com 0,9 Mb.


Os valores de desempenho indicativos de cada uma das classes de desempenho para cada um dos critérios estão disponiveis para os assessores LiderA ou para projectos envolvidos na avaliação e desenvolvimento suportado pelo LiderA. Em caso de interesse por favor contacte a equipa LiderA.


Livro sobre Ambiente e Construção Sustentável:

É de destacar o livro sobre "Ambiente e Construção Sustentável" da autoria de Manuel Duarte Pinheiro (2,3 MB), apresenta as abordagens, estratégias e critérios ambientais a considerar na procura da criação de um ambiente construído saudável, baseado nos princípios ecológicos. Tal constitui a base da construção sustentável, com especial destaque para o edificado, onde se sugere um conjunto de critérios ambientais a considerar na procura da sustentabilidade na construção, incluindo a introdução ao sistema LiderA.


Citar como: Pinheiro, Manuel Duarte,  (2006). Ambiente e Construção Sustentável, Agência Portuguesa do Ambiente / Instituto do Ambiente, 240 p, (Conselho Ciêntifico: Profº Franciscos Nunes Correia, Profª Fernando Branco, Profº Manuel Correia Guedes) Lisboa, (ISBN 972-8577-32-X). 


É de destacar ainda a Tese de: Pinheiro, Manuel Duarte (2008). Sistemas de Gestão Ambiental na Construção Sustentável. Tese Doutoramento em Engenharia do Ambiente, Orientador Profº Francisco Nunes Correia e Co-Orientador Profº Fernando Branco, Instituto Superior Técnico, 536 p., Lisboa.


Outros elementos introdutórios do Sistema LiderA versão antiga:


Como elemento sumários explicativos do sistema da versão anterior é ainda de referir:
Síntese da Versão LiderA 1.02 (Março 2007)
Lista de Avaliação LiderA 1.02 (Novembro 2006)
Código Deontológico dos Assessores do LiderA (2006)  


Em breve o Congresso LiderA 2012.