Certificações

Reconhecimentos (em fase de projecto) e Certificações (Obra e Operação) atribuídas pelo LiderA

No dia 29 de Outubro de 2007 no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foram atribuídos os primeiros cinco certificados de bom desempenho ambiental (Classe A) pela marca portuguesa registada LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade. Desde essa altura têm vindo a ser reconhecidos e certificados outros empreendimentos pelo bom desempenho, que seguidamente se referenciam.

As certificações (empreendimentos construídos) e reconhecimentos (planos e projectos) que têm vindo a ser atribuídos são as seguintes:

    • Certificado em 2007 - Hotel Jardim Atlântico (Calheta; Madeira), construído em 1993, complexo turístico (área bruta de construção de 7 497,20 m²) com 97 apartamentos. Classe A.
    • Certificado em 2007 - Torre Verde (Lisboa), construído em 1998, edifício residencial (área bruta de construção de 7 200 m²) com 41 apartamentos. Classe A.
    • Certificado em 2007 - Casa Oásis (Faro), construída em 2002, moradia para turismo (área bruta de construção de 240 m²). Classe A.
    • Certificado em 2007 - Ponte da Pedra (Fase II) (Matosinhos), construído em 2006, dois edifícios residenciais (área bruta de construção de 14 852 m²) com 101 apartamentos. Classe A.
    • Certificado em 2007 - Reconhecimento em fase de Plano de Pormenor do Parque Oriente (Lisboa), intervenção, com 13 edifícios (área bruta de construção de 27 912 m²) com 185 apartamentos e outros usos, para além de comércio e lazer, utilizando uma antiga fábrica industrial. Classe A.
    • Certificado em 2008 - Estação de Campo da Peneda, em Castro Laboreiro, Melgaço, recuperação de uma casa de pedra semi-abandonada, com uma área de construção de 210 m², dispondo de uma sala de aulas e acomodações para um grupo de 12 a 16 participantes. Classe A+.
    • Certificado em 2008 - Reconhecimento em fase de Projecto das Casas dos Arcos (Óbidos), 42 moradias totalizando 8 320 m² de área bruta de construção para uso residencial. Classe B.
    • Certificado em 2009 - Reconhecimento em fase de Projecto e Certificação de Obra e Operação do Centro Escolar de Alcanede (Santarém) com uma área bruta de construção de 3 118 m² para fins educacionais, promovido pela Câmara Municipal de Santarém. Classe A.
    • Certificado em 2009 - Reconhecimento em fase de Projecto do Conjunto Turístico Falésia D´El Rey em Óbidos, que abrange a construção de hotéis e moradias envolvendo 3035 camas e uma área bruta total de construção de 124 000 m². Classe A.
    • Certificado em 2009 - Vila Lago Monsaraz, Golfe & Nautic Resort, localizado no Alqueva (Reguengos de Monsaraz), numa zona rural . Reconhecimento em fase de projecto. Classe A.
    • Certificado em 2009 - Hotel Vila Galé Albacora (Tavira), inserido no Parque Natural da Ria Formosa como resultado da recuperação de uma antiga unidade fabril - um arraial do atum. Possui uma área bruta de construção de 6841 m². Certificação em fase de operação. Classe A.
    • Certificado em 2010 - Reconhecimento em fase de Projecto do Centro Escolar de Jardim de Baixo (Santarém), com uma área bruta de construção de 3 111 m², que foi desenvolvido para fins educacionais e promovido pela Câmara Municipal de Santarém. Classe A.
    • Certificado em 2010 - Reconhecimento em fase de Projecto da nova Sede da Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte (OASRN), localizada no Porto, numa zona urbana, com área bruta de construção de 1545 m². Classe A.
    • Certificado em 2010 - Reconhecimento em fase de Projecto do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, com uma área bruta de construção de 823 m², para fins educacionais, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Classe A+.
    • Certificado em 2010 - Restaurante McDonald?s, localizado em Barcelos, inserido em zona urbana com uma área de implantação de 3603 m². Certificação em fase de Operação. Classe A.
    • Certificado em 2010 - Belas Clube de Campo, localizado em Belas (Sintra), área de intervenção de 286942 m², destinado a fins residenciais e à prática do Golfe. Certificação em fase de Operação do Loteamento. Classe A+.
    • Certificado em 2010 - Edifício Janelas de Belém, localizado em Belém (Lisboa), destinado a habitação colectiva, com área bruta de construção de 1470 m². Certificação em fase de Construção. Classe A.
    • Certificado em 2010 - Parque Desportivo Decathlon, localizado em Alcabideche (Cascais), destinado a comércio e instalações desportivas, com área bruta de construção de 5060 m². Certificação em fase de Operação. Classe B.
    • Certificado em 2011 -  Reconhecimento em fase de Projecto do "Campus EPAL", (Olivais, Lisboa), com uma área bruta de construção de 26 990 m², que foi desenvolvido para albergar os serviços e estrutura da EPAL, actualmente dispersos pelo Município de Lisboa. Classe A
    • Certificado em 2011 - Imóvel "O Século", localizado no Bairro Alto (Lisboa), Edifício Sede do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com área bruta de construção de 12 920 m². Certificação em fase de Construção. Classe B.
    • Certificado em 2011 - Reconhecimento em fase de Projecto do Centro Escolar do Sacapeito (Santarém), com uma área bruta de construção de 3 379 m², que foi desenvolvido para fins educacionais e promovido pela Câmara Municipal de Santarém. Classe A.
    • Certificado em 2011 - Unidade Comercial Decathlon no Montijo, destinada ao comércio de equipamentos desportivos, com uma área bruta de construção de 13 588 m². Certificação em fase de Construção. Classe A.
    • Certificado em 2011 - Edifício "Miradör Lake 2", localizado em Aveiro, destinada à habitação e comércio, com uma área bruta de construção de 7 967 m². Certificação em fase de Construção. Classe A.
    • Certificado em 2011 - Reconhecimento em fase de Projecto da "Casa+ Sustentável", (Belas, Sintra), com uma área bruta de construção de 310 m², que foi desenvolvido para fins demonstrativos, habitacionais, institucionais e educacionais. Classe A+.
    • Certificado em 2011 - Unidade Comercial Decathlon, localizada em Faro, destinada a comércio com uma área bruta de construção de 28.846,11 m². Certificação em fase de operação, Classe A.

    • Certificado em 2011 - Unidade Comercial Decathlon, localizada em Viseu, destinada a comércio com uma área bruta de construção de 30.829 m2. Certificação em fase de operação. Classe A.
    • Certificado em 2011 - Unidade Comercial Decathlon, localizada em Leiria, destinada a comércio, com uma área bruta de construção de 28.052,7m2. Certificação em fase de operação, Classe A.


    • Certificado em 2011 - Unidade Comercial Decathlon, localizada em Ponta Delgada, destinada a comércio, com uma área bruta de construção de 16.266,56 m². Certificação em fase de operação. Classe A.

    • Certificado em 2012 - Hotel Altis Avenida, localizado em Lisboa, com uma área bruta de construção de 4.088,31 m². Certificação em fase de operação. Classe A.

    • Certificado em 2012 - Edifício Mirador Lake 2, localizado em Aveiro, destinado a habitação e serviços/comércio, com uma área bruta de construção de 7967 m². Certificado em fase de construção. Classe A+.

    • Certificado em 2012 - Palácio Condes de Murça, localizado em Santos-o-Velho, Lisboa, destinado a habitação e serviços/comércio, com uma área bruta de construção de 6753 m². Certificado em fase de construção. Classe A.

    • Certificado em 2012 - Centro Pastoral de São Vicente do Paúl, localizado em São Vicente do Paúl, Santarém, destinado a acolher actividades relacionadas com a Igreja e de apoio à mesma, como catequese, recepção de peregrinos, cartório paroquial, etc. , com uma área de implantação de 505 m². Certificado em fase de construção. Classe A+.

    • Certificado em 2012 - Passive Houses, localizadas em Ílhavo, destinadas a habitação, com uma área total de construção de 628 m². Certificado em fase de construção. Classe A+.

    • Certificado em 2012 - As obras de reabilitação da Estrada Nacional Nº6 que liga Lisboa a Cascais foram promovidas por Infraestruturas de Portugal, sendo a construtora a empresa HCI / HTecnic, Lda. Exemplo teste da aplicação na reabilitação da estrada Marginal (EN6), nos muros de Gibalta, passagens inferior (km 8+700, Inatel; km 11+280, Carcavelos) , passagem pedonal; passagem superior caminhos de ferro e passagem sobre a ponte do Rio Jamor. Classe A em fase de construção.

    • Recertificada em 2012 - Hotel Vila Galé Albacora (Tavira), inserido no Parque Natural da Ria Formosa como resultado da recuperação de uma antiga unidade fabril - um arraial do atum. Possui uma área bruta de construção de 6841 m². Certificação em fase de operação já com melhorias face a 2009. Classe A +.

    • Certificado em 2012, 2013 e 2014 - Casa da Modesta (Projeto, Construção e Operação). Casa da Modesta (Turismo de Natureza) Quatrim do Sul, Olhão – Reabilitação para Unidade Turística (área bruta de construção de 395 m²). Classe A.

    • Certificado em 2013 -  O Hotel Marina All Suites, localizado no Rio de Janeiro no bairro do Leblon no Brasil. Hotel com 19 pisos de altura, disponibilizam-se 39 suites e diferentes serviços. Certificado em fase de operação (área bruta de construção de 3599 m²). Classe A.

    • Certificado em 2013 -  O Hotel Marina Palace, localizado no Rio de Janeiro no bairro do Leblon no Brasil. Hotel com 29 pisos de altura, disponibilizam-se 150 quartos, 9 salões para eventos e diferentes serviços. Certificado em fase de operação (área bruta de construção de 9956 m²). Classe A.

    • Certificado em 2014 - Fruto do protocolo celebrado entre o Município de Beja e o Instituto Superior Técnico surge o projeto Habitação Unifamiliar Sustentável. Este surge associado aos Lotes 77 a 83, inseridos no Plano de Pormenor de Ligação do Bairro do Pelame à Quinta D’El Rei, na união de freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, em Beja.  Certificação de projeto de base desenvolvido na Câmara Municipal de Beja pelas Arq.ª Ana Teresa Coelho e Arq.ª Célia de Mira (área bruta de construção de 236 m² para cada uma das moradias). Classe A.

    • Certificado em 2014 - Reabilitação do projeto Edifício Braamcamp nº 16 a 20 em Lisboa destinada à habitação e comércio em fase de projeto (área bruta de construção de 1400 m²). Classe A.

      • Recertificada em 2015 - Casa Oásis (Faro), construída em 2002, moradia para turismo (área bruta de construção de 240 m²) certificada em 2007 e agora certificada após reabilitação em 2015, com um nível excepcional de desempenho na procura da sustentabilidade. Classe A++

      • Certificado em 2015 - A nova Sede Corporativa do Grupo EDP localiza-se no Cais do Sodré, em Lisboa, entre a Rua D. Luís I, a Avenida 24 de Julho e a Rua Boqueirão de Ferreiros, destinada a escritórios, com uma área total de construção de  5700 m². Certificado em fase de construção e operação. Classe A+.
    • Certificado em 2015 e 2016 - A Cestaria Nova surge da intenção de construir uma moradia assente em princípios construtivos do conceito Passive House. Concebida num lote associado à reconstrução de um edificado anteriormente degradado, a moradia traduz-se numa habitação unifamiliar, tipologia T4, para fins turísticos, localizada na Freguesia da Gafanha da Encarnação, concelho de Ílhavo, em Aveiro. Projeto da Homegrid com desempenho excecional. Certificado em fase de projeto, construção e operação (área bruta de construção de 147 m²). Classe A++.

    • Certificada em 2016 - Nova sede das instalações da empresa promotora, a T&T Multieléctrica, Lda em Sever do Vouga. Integrado no Projeto Eco-Empresa, o Centro Português de Sustentabilidade surge da necessidade de reestruturação das instalações da empresa promotora. Empreendimento com desempenho excecional. Certificado em fase de construção e operação (área bruta de construção de 1500 m²). Classe A++.

    • Certificado em 2015 e 2017Moradias do Lotes 306 e 307 localizadas no Belas Clube de Campo integrado no Lisbon Green Valley, com um desempenho excecional na procura da sustentabilidade (área bruta de construção de 424 m² de cada uma das moradias). Das primeiras 14 townhouses previstas, concretiza-se duas moradias nos lotes 306 e 307, tendo sido certificadas em fase de projeto, construção e operação. Classe A++.

    • Certificado em 2015, 2016 e 2017 - O projeto Lote 8 inserido no empreendimento Prata Living Concept é um projeto arquitetónico e ao mesmo tempo urbanístico de autoria de Renzo Piano localiza-se em Lisboa e está a ser promovido pela Lisfundo (Norfin). O projeto dispõe de uma área de implantação de 2 460 m2, área bruta de construção de 6 500 m2, 6 pisos e 28 fogos. Classe A+.

    • Certificado em 2017 - A Academia de Ginástica Desportiva, localizada na Freguesia de Costa, em Guimarães, consiste numa infraestrutura desportiva integrada na estratégia municipal da Câmara Municipal de Guimarães para o desenvolvimento do exercício físico e prática desportiva.  Com o projeto da autoria do Gabinete de Arquitetura Pitágoras Group, o edifício apresenta uma arquitetura singular que, simultaneamente, garante a sua perfeita integração na riqueza natural e paisagística envolvente, com um excelente desempenho. Certificado em fase de construção e operação (área bruta de construção de 3160 m²). Classe A++.

    • Certificado em 2017 - No seguimento do Projeto Base desenvolvido, fruto protocolo realizado entre o Município de Beja e o Instituto Superior Técnico, foram construídas e certificadas as moradias dos Lotes 77, 78, 81 e 82 inseridas no Plano de Pormenor de Ligação do Bairro do Pelame à Quinta D’El Rei, na união de freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, em Beja. Cada moradia tem uma área bruta de construção de 236 m². Classe A.
    • Certificado em 2017 - Igualmente resultado do Protocolo celebrado entre o Município de Beja e o Instituto Superior Técnico, concretizou-se a aplicação do Projeto Base, desenvolvido no âmbito do projeto Habitação Unifamiliar Sustentável, aos Lotes 49 a 54 e 56 a 64 inseridos no Plano de Pormenor de Ligação do Bairro do Pelame à Quinta D'El Rei, em Beja, e a respetiva certificação em fase de projeto. Classe A.