Falésia D'El Rey

Certificação em 2009

Classificação: A (desempenho ambiental 50 % superior à prática actual)


Localização: Óbidos

Projecto de Arquitectura:  Sua Kay Arquitectos

Tipo de uso: Misto (hotéis e moradias)

Capacidade: 3035 camas

Área bruta de construção: 124 000 m²



             Figura 1 - Masterplan do Empreendimento (1. Hotel Falésia D'El Rey;
                2. Hotel Pinhal Falésia D'El Rey; 3. Tennis Courts; 4. Club House)


A construir numa área correspondente a 230 hectares de orla costeira, no topo de uma falésia, com vista sobre o mar, nas proximidades da Lagoa de Óbidos, o empreendimento Falésia D’El Rey será um resort com um campo de golfe de 18 buracos que se estende ao longo de dois quilómetros de praia, um clube de golfe, um hotel de cinco estrelas contemporâneo, com vista mar e um boutique hotel com Spa, além de piscinas, campos de ténis, lojas, circuitos desportivos e outros apoios.

O resort terá 475 propriedades, posicionadas ao longo do campo de golfe, com vista mar, que variam desde apartamentos (192), moradias em banda (205) e moradias isoladas (78). Neste contexto, com base nos dados projectados, as propostas apresentadas pela Sua Kay Arquitectos (2009) e IPA (2009), são classificadas na sua globalidade com uma melhoria da ordem dos 50%, isto é Classe A, repartidas de forma diferenciada pelos diferentes critérios.

Neste projecto interessa destacar a baixa densidade de ocupação, aliada ao fomento da integração e dos ecossistemas locais, nomeadamente da vegetação local. Em termos passivos, destaca-se a boa orientação do edificado. Este projecto apresenta ainda medidas importantes com vista ao fecho do ciclo da água.

<< voltar