Unidade Comercial Decathlon Açores

Certificado em 2011 com Classe A

As instalações da Unidade Comercial Decathlon em Ponta Delgada inserem-se numa área já licenciada no âmbito da execução de um loteamento urbano, localizado na zona da Grotinha, freguesia de S. Sebastião, concelho de Ponta Delgada em que figura como promotor a empresa IMMADORA, Actividades Imobiliárias, Unipessoal, Lda.

O loteamento desenvolve-se a Norte da Rua Dr. José Estrela Rego, sendo constituído por um lote urbano destinado à construção de um edifício comercial que integra uma área exterior de utilização lúdica e de estacionamento automóvel, projetado segundo uma base funcional, através de um desenho simples e objetivo, inserido num lote com 16 266,56m². O edifício projetado caracteriza-se por uma volumetria simples, de base planimétrica retangular, com uma cércea de 9 m de altura em duplo pé-direito, e com uma área de construção de 2 460 m².

Relativamente à organização funcional do estabelecimento, previu-se uma loja em open-space, composta por uma zona de exposição e vendas disposta em corredores, uma zona de postos de atendimento ao público, com quatro caixas e um balcão de informações, um átrio de entrada, uma oficina para reparação de equipamentos, um espaço para vending, uma sala de fecho e instalações sanitárias de apoio. Paralelamente existem áreas de carácter reservado aos funcionários, compostas por um armazém com acesso direto ao exterior, uma sala de pausa ou copa, instalações sanitárias, e três compartimentos de vocação técnica (grupo gerador, sala de quadros e sala de informática).

Este empreendimento, destinado ao comércio de equipamentos desportivos, foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos futuros utilizadores, sem descurar os aspetos relativos à procura de um bom desempenho ambiental e às boas práticas ambientais.

Entre os aspetos com melhor desempenho destacam-se: as soluções adotadas no desenho passivo, com incidência no conforto térmico e na garantia de bons níveis de iluminação; a adoção de materiais nacionais e locais, e de soluções construtivas duráveis e flexíveis, com implicações positivas na diminuição dos custos no ciclo de vida; a procura de soluções construtivas inclusivas e de soluções arquitetónicas que promovem a interação com a comunidade local. Da mesma forma, promoveu-se a interligação dos habitas locais, a correta gestão das águas locais, a redução do caudal de emissões atmosféricas, a valorização de resíduos, bem como o controlo das ameaças naturais e humanas.





Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte; Nunes, Duarte Marques (2011). Avaliação de Posicionamento do Desempenho Ambiental da Unidade Comercial Decathlon em Ponta Delgada | Relatório Preliminar LiderA. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Outubro 2011, 49 páginas, Lisboa.

<< voltar