2.04.2009
Protocolo do Sistema LiderA de âmbito municipal começa a dar resultados


O LiderA é um sistema voluntário para suporte ao desenvolvimento de projectos e empreendimentos e sua certificação na área da sustentabilidade da construção. No ano de 2008 começou a protocolar com os Municípios interessados a possibilidade de aplicação do sistema LiderA como forma de procura da sustentabilidade eficiente.

Protocolo entre o LiderA e a Câmara Municipal de Santarém está a passar à prática, contribuindo desta forma para fomentar progressivamente intervenções urbanas mais sustentáveis...


Em 12 de Junho de 2008 a Câmara de Santarém e o Instituto Superior Técnico – IST, assinaram um protocolo no âmbito do Sistema de Certificação Ambiental da Construção Sustentável – LiderA, com o objectivo de promover a qualificação de todas as operações urbanísticas a desenvolver no Concelho, procurando a excelência no planeamento e ordenamento do território nas boas práticas da edificação, garantindo a qualidade da vivência dos espaços construídos e a promoção de uma política de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a nível local. Mais informação em: http://www.cm-santarem.pt/santarem/NoticiasEventos/Noticias/Arquivo/LiderA.htmaaa


O protocolo prevê que os empreendimentos previamente certificados pelo LiderA possam ter uma redução da taxa associada às operações urbanísticas, situação consagrada na actual versão do Regulamento Municipal da Edificação e Urbanização (RMEU), em vias de validação.


Graças ao empenho do Município, expresso no envolvimento e dinâmica dos responsáveis das Divisões de Urbanismo, Ambiente e Projectos, foi já apresentado o projecto do Centro Escolar de Alcanede, o qual evidenciou um bom desempenho no quadro do Sistema LiderA.


Enquadrados no protocolo já se realizaram vários seminários, incluindo um que teve lugar no dia 11 de Fevereiro e que abordou a questão dos Resíduos da Construção e Demolição.


Encontram-se igualmente em desenvolvimento, para o concelho de Santarém, dois outros projectos com preocupações ambientais, nomeadamente outro centro escolar a implantar na cidade de Santarém, bem como o edifício dos balneários de apoio à prática desportiva a levar a efeito na Escola Superior Agrária. Paralelamente, prevê-se que esta temática esteja associada ao desenvolvimento do plano estratégico de requalificação da zona ribeirinha de Santarém.

O Centro Escolar de Alcanede inicia a sua construção


No dia 1 de Fevereiro de 2009 foi lançada a primeira pedra da construção do Centro Escolar de Alcanede, primeiro edifício / investimento público reconhecido ambientalmente pelo LiderA.

 


A concepção e construção deste equipamento escolar, promovido pela Câmara Municipal de Santarém, foi adjudicado ao consórcio constituído pelas empresas Secal, Eco-Edifica e Asibel, com um custo total de 2,647 milhões de euros, num investimento elegível de 1,771 milhões de euros, para uma comparticipação comunitária do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1,240 milhões de euros.


O projecto deste Centro Escolar foi reconhecido recentemente pelo sistema LiderA como Classe A, demonstrando, em média, um desempenho superior em cerca de 50 % face à prática usual. As bases processuais inerentes ao projecto e respectiva candidatura foram desenvolvidas pela Divisão de Projectos da autarquia, tendo o atelier César Ruivo Arquitectos / Arquest, associado ao consórcio adjudicatário, desenvolvido os projectos para este equipamento, que apresenta uma área de implantação de 2.746 m2 e uma área total de construção de 3.118 m2, inserido num terreno com 8.470 m2, numa zona de expansão dessa vila do concelho de Santarém, demonstrando boas características de acessibilidade e exposição solar.


Em termos programáticos, o edifício irá comportar 4 salas de jardim-de-infância, com capacidade para 100 crianças e 8 salas destinadas ao 1º ciclo do ensino básico e enriquecimento curricular, com capacidade para 200 crianças.


Trata-se de um edifício com preocupações bioclimáticas, que se materializam através de atitudes sustentáveis activas e passivas, abordadas no projecto de execução e validadas no critério de bom desempenho passivo (onde se destacam a orientação, isolamento térmico e climatização através de piso radiante).


Destacam-se ainda algumas outras medidas que potenciam a harmonia arquitectónica e a integração local, tais como a utilização de materiais locais, a existência de grandes áreas permeáveis e a escolha de espécies autóctones, que irão contribuir para a integração paisagística, garantindo elevados níveis de desempenho (A+), no recurso às energias renováveis (incluindo o aquecimento directo e de águas quentes sanitárias, com a instalação de 30 painéis solares térmicos), iluminação natural (orientação das salas a Sul), acessibilidade para todos (A+) e informação ambiental (A+). O projecto prevê ainda a captação de águas pluviais pela cobertura do edifício, para posterior reutilização em espaços exteriores e zonas sanitárias, reduzindo os consumos de água potável associados em cerca de 52%.


No decorrer do Congresso LiderA 09, prevê-se para dia 27 de Maio uma apresentação das principais características que fundamentaram a classificação do Centro Escolar de Alcanede. Ainda relativamente à estratégia ambiental da edilidade escalabitana, contamos com a presença confirmada do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Francisco Moita Flores, na sessão sobre os municípios e a sustentabilidade, onde serão explanadas diferentes perspectivas e debatidos os desafios e contributos da sustentabilidade para a criação de dinâmicas locais e vivências sustentáveis.


Três municípios da rede ecos interessados em desenvolver Protocolo com o sistema LiderA...


A rede de parceiros ECOS – Energia e Construção Sustentáveis constitui uma das cinco candidaturas nacionais aprovadas no âmbito da Política de Cidades POLIS XX. A rede inclui os municípios de Beja, Moura, Óbidos, Peniche, Serpa, Silves e Torres Vedras.


Os Municípios de Serpa, Torres Vedras e Óbidos estão já em contacto para  o desenvolvimento parcerias entre o LiderA para a criação de sinergias na área da sustentabilidade do edificado, numa interligação à rede ECOS – Energia e Construção Sustentáveis. 



Congresso LiderA 09


O sistema LiderA tem vindo a ser utilizado como base de formação para a sustentabilidade da construção, apoio ao desenvolvimento dos projectos e empreendimentos e para a sua certificação, contribuindo dessa forma para a procura da sustentabilidade na construção.


Superar as dificuldades dos mercados pode constituir uma oportunidade para a procura da mudança no sentido de obter perspectivas mais sustentáveis. A procura da sustentabilidade pode vir a contribuir para a viabilidade e a rentabilidade dos empreendimentos, para a sua diferenciação e para a criação de ambientes construídos ambientalmente mais eficientes, com menores custos de operação e de manutenção, com maior flexibilidade e adaptabilidade à evolução e assegurando vivências mais adequadas.


Assim, o tema do congresso LiderA 09, que se vai realizar nos dias 27 e 28 de Maio de 2009 no Centro de Congressos do IST em Lisboa, assenta no mote “As Oportunidades para a Construção Sustentável”.


O congresso tem em vista juntar aos vários agentes interessados, nomeadamente assessores do sistema LiderA, projectistas, investidores, promotores, reguladores, empresas do sector da construção e demais agentes, tendo em vista apresentar soluções práticas, bem como debater e identificar as oportunidades que podem decorrer para a sustentabilidade na construção. Mais informação encontra-se disponível em: http://www.lidera.info/?p=MenuContPage&MenuId=15&ContId=29

Consulte na página do congresso a versão provisória do programa (31 de Março de 2009, 2 MB).


Reserve na sua agenda:


10 de Abril de 2009 - Está aberta até esse dia a possibilidade de apresentação de casos de bom desempenho ambiental e de sustentabilidade, para divulgação no inicio da manhã de dia 29 de Maio no Congresso LiderA 09. Assim, se está envolvido num projecto/empreendimento que julgue ter bom desempenho ambiental/sustentável, envie-nos um pequeno texto explicativo do projecto e das soluções prática projectadas ou adoptadas, para o email:
geral@lidera.info


O Sistema LiderA participa em sessões organizadas pelos Municípios de Torres Vedras e Ílhavo...

15 de Abril de 2009 - Sessão sobre O Papel das Autarquias na Construção Sustentável, Museu Marítimo de Ílhavo (Auditório) das 14 h às 18h, numa organização da Plataforma para a Construção Sustentável, com apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, onde se efectuará uma apresentação sobre a Avaliação da Construção Sustentável pelo responsável do LiderA. Informações através de: centrohabitat@centrohabitat.net ou marlene.maia@ua.pt.


16 de Abril de 2009 -  Ciclo de conferências sobre Ambiente e Qualidade de Vida, organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras (a partir das 21h) no auditório dos Paços do Concelho. Na conferência sobre construção e certificação energética e ambiental, irá efectuar-se uma apresentação sobre Certificação Ambiental, Sistema LiderA, pelo responsável do LiderA.


27 e 28 de Maio de 2009 - Congresso LiderA 09 sobre Oportunidades da Construção Sustentável, no Centro de Congressos do IST em Lisboa – mais informação na página do congresso: http://www.lidera.info/?p=MenuContPage&MenuId=15&ContId=29


Com os meus votos de procura eficiente do desenvolvimento sustentável,


2 de Abril de 2009


Manuel Duarte Pinheiro
Responsável do Sistema LiderA
Professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico

LiderA - Sistema de avaliação da sustentabilidade
Na nossa página http://www.lidera.info/ encontrará mais destaques
Obrigado pelo seu interesse.