24.03.2009
A sustentabilidade pode ser o motor da nova economia?



Para George Soros a procura da eficiência energética e da sustentabilidade pode ser o motor...

A actual situação e a crise dos mercados, com reflexos no sector financeiro, económico incluindo na construção, no imobiliário, no projecto e consultadoria, levantam a necessidade de se desenvolverem e aplicarem abordagens estruturantes de forma diferenciada. Vão surgindo progressivamente perspectivas que a procura de soluções de eficiência ambiental e de sustentabilidade serão um dos motores futuros do mercado.

George Soros, um importante e influente investidor internacional, que chamou a atenção antecipadamente para os problemas que se avizinhavam no mercado, tem vindo a inserir-se nessa linha ao afirmar que a dimensão ambiental será claramente um dos motores da nova economia, que é indispensável vir a desenvolver.

Soros sugere que o investimento, por exemplo em energias alternativas, na renovação do edificado de forma eficiente, bem como outras estratégias ambientais (implicitamente a procura da sustentabilidade) podem salvar a economia global. Veja um curto extracto da sua entrevista dada em Outubro de 2008, no blog do New York Times:



http://greeninc.blogs.nytimes.com/tag/george-soros/


As Oportunidades para a Construção Sustentável são o tema do Congresso LiderA 09, que se realiza nos dias 27 e 28 de Maio no IST


O sistema LiderA tem vindo a ser utilizado como base de formação para a sustentabilidade da construção, apoio ao desenvolvimento dos projectos e empreendimentos e para a sua certificação, contribuindo dessa forma para a procura da sustentabilidade na construção.
Superar as dificuldades dos mercados pode ser uma oportunidade de procura da mudança para perspectivas mais sustentáveis.

A procura da sustentabilidade pode vir a contribuir para a viabilidade e rentabilidade dos empreendimentos, sua diferenciação, bem como a criação de ambientes construídos mais eficientes ambientalmente, menores custos de operação e manutenção, maior flexibilidade e adaptabilidade à evolução e assegurando vivências mais adequadas.

Assim, o tema do congresso LiderA 09, que se vai realizar nos dias 27 e 28 de Maio de 2009 no Centro de Congressos do IST em Lisboa, assenta no mote “As Oportunidades para a Construção Sustentável”.

O congresso tem em vista juntar aos vários agentes interessados, nomeadamente os assessores do sistema LiderA, projectistas, investidores, promotores, reguladores, empresas do sector da construção e demais agentes tendo em vista apresentar soluções práticas, debater e identificar as oportunidades que podem decorrer para a sustentabilidade na construção. Mais informação estão disponíveis em:

http://www.lidera.info/?p=MenuContPage&MenuId=15&ContId=29


Com os meus votos de um bom desenvolvimento sustentável

Manuel Duarte Pinheiro
Responsável do Sistema LiderA
Professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico

LiderA
Na nossa página http://www.lidera.info/ encontrará mais destaques
Obrigado pelo seu interesse.