Edifício Sustentável - Rede ECOS

Certificado em 2010 com Classe A

O projeto foi desenvolvido pelo Município de Beja com objetivo de construir um empreendimento para albergar as novas instalações da Câmara Municipal de Beja.

O projeto insere-se num quarteirão que se situa no centro histórico, junto à Praça da República, o qual tem ligação direta com a Praça da República, com a Rua da Moeda e com a Rua dos Escudeiros. Este projeto alberga no seu logradouro um campo arqueológico onde se encontra um templo romano, o qual se encontrava em escavação, à data da avaliação efetuada.

O projeto, desenvolvido por uma equipa de projetistas constituída pelo Arq.º Eugénio Castro Caldas e pelo Arq.º Nuno Távora, é composto por uma proposta que considera três tipologias: Restauro, Reabilitação e Construção, sendo constituído por dois edifícios pré-existentes e um edifício que se traduz num novo volume a construir no local.

A zona pública circunscreve-se ao nível do piso térreo, ao passo que a zona privada se encontra disposta nos restantes pisos superiores. O conjunto alberga um Museu Arqueológico ao nível do piso térreo, o qual confere ao empreendimento uma vertente mais pedagógica e cultural, que se relaciona com o campo arqueológico, valorizando-o.

A avaliação do projeto foi efetuada em fase de estudo prévio, pelo que o grau de pormenorização invalidou a obtenção de melhores níveis de classificação em alguns critérios mais específicos, sendo no entanto possível constatar que o empreendimento assumia já elevados níveis de desempenho ambiental na vertente da Integração Local e das Vivências Socioeconómicas.

De acordo com as características do projeto e as soluções propostas, o empreendimento obteve a Classe A, correspondente a um nível de desempenho ambiental 50% superior à prática comum, valor que se afirma em termos de mercado e evidencia soluções que são positivas do ponto de vista não só do ambiente, como económico e social.





Relatório:

Pinheiro, Manuel Duarte; Soeiro, João (2010). Certificação de um Edifício Sustentável - Rede ECOS | Município de Beja | Pré-avaliação do posicionamento do Edifício Sustentável. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Setembro 2010, 17 páginas, Lisboa.

<< voltar